Obra Jurássica de Spilberg
Revisando os filmes de Jurassic Park
![]() |
When dinossaurs ruled the earth (Quando os dinossauros governavam a terra) |
Quem nunca teve uma fase onde ficou obcecado por dinossauros? Pelo menos eu tive e aposto que muitas pessoas já tiveram. A ideia de que a terra já teve animais brutais e colossais andando por ela me atraía aos oito anos de idade e me atrai até hoje. Foi Jurassic Park que trouxe átona meu fascínio por esses seres extintos e me fez buscar cada vez mais sobre eles. Essa franquia, em especial, o clássico, foi parte importante da minha infância.
Eu tenho estado nostálgico ultimamente então decidi impulsivamente maratonar os seis filmes que compõe a franquia Jurassic Park e Jurassic World. E gostaria de compartilhar minha experiência com vocês, ou seja, tudo aqui é minha humilde opinião.
Vamos lá!
JURASSIC PARK - PARQUE DOS DINOSSAUROS (1996)
![]() |
⭐⭐⭐⭐⭐ |
Sinopse: Os paleontólogos Alan Grant (Sam Neil), Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto e bilionário John Hammond (Richard Attenborough) garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.
Vou estar sendo repetitivo, mas digo novamente, esse filme fez minha infância. E reassistir ele novamente, reacendeu a paixão que eu tenho pelos dinossauros.
Cara, todas as cenas desse filme são extremamente bem feita, o uso de animatronicos aqui foi essencial para a imersão nesse mundo. Quando a gente finalmente vê o primeiro dinossauro em tela, é um momento mágico, quando eles começam a atacar, melhor ainda. A primeira cena do T-rex, caramba, aquilo é emocionante! A cena da cozinha trás uma tremenda aflição!
E o que dizer da trilha sonora... Simplesmente icônica.
Os erros da biologia dos dinossauros... pouco importa. Mas seria muito bom um remake trazendo formas mais semelhantes aos que os dinossauros eram. Imagine só, o pessoal correndo de uma galinha gigante com lábios, como eram o T-rex.
Absolutamente tudo nesse filme é perfeito. Não é atoa que é consagrado como um clássico do cinema.
E é legal destacar que ele é uma adaptação de um livro homônimo, que até o momento não terminei de ler, mas é tão bom quanto ao filme, mesmo trazendo uma abordagem diferente. Por exemplo, o livro foca muito na parte cientifica e ética da coisa e mostra que o parque estava fadado ao fracasso, independente do ato de Nedry. O filme, por outro lado, tenta trazer uma coisa mais espetacular pra essa história.
Entretanto, a sequência conseguiu ficar a pés de igualdade com o primeiro filme? Vamos ver.
JURASSIC PARK 2 - O MUNDO PERDIDO (1997)
![]() |
⭐⭐⭐ |
Sinopse: John Hammond chama o teórico do caos Ian Malcolm à sua casa para dar algumas notícias aterradoras: enquanto quase tudo em Jurassic Park foi destruído, seus engenheiros parecem ter um segundo local, onde outros dinossauros estão escondidos.
Parece que Spilberg fez esse filme apenas pq se sentiu pressionado pelo sucesso de seu antecessor. É uma narrativa por vezes maçante que faz o filme de duas horas, demorar décadas e a história também é muito sem nexo e injustificável, com muitos furos de roteiro e diálogos forçados de tão ruins.
Entretanto os efeitos práticos aqui continuam consistentes, apesar de não muito usados pela falta de Animatronics, e o cgi é melhor, mas bem datado para os dias atuais.
Comparado ao anterior, esse filme não tem tantas cenas marcantes. Entretanto, se tem uma coisa bem feita nesse filme, é o ataque dos Papais-rex derrubando o trailer do penhasco com o pessoal lá dentro. Cara, pensa em uma cena tensa. A mina caindo no vidro se rachando, a cada movimento vai rachando mais... Uma das melhores cenas do filme, quiçá, da franquia.
O final com o T-rex na cidade, eu até poderia falar mal por ser desnecessária e aleatória, mas ela é tão bem feita, que se torna um segmento muito legal de ver.
Concluindo. Jurassic Park 2 foi feito para extrair dinheiro dos fãs do primeiro filme com uma trama ruim que trouxe Jeff Goldblum, que é a melhor coisa do filme, apenas para dizer que é uma sequência.
Esse filme também foi adaptado de um livro.
JURASSIC PARK 3 (2001)
![]() |
⭐⭐½ |
Sinopse: O agora famoso paleontólogo Alan Grant é convencido por um rico empresário e a mulher dele a realizar uma excursão aérea pela Ilha Sorna. Nela, dinossauros clonados vivem em liberdade e são estudados no ambiente natural. Mas um acidente com o avião faz com que o grupo de sete pessoas fique encalhado na perigosa ilha. Cercados por carnívoros famintos, os visitantes tentam escapar do lugar e salvar suas próprias vidas.
Jurassic Park 3, era o meu favorito quando criança, por um único motivo, Espinosauro, que era meu dinossauro favorito (diga-se de passagem que ele é o mais cientificamente incorreto de toda a franquia, parecendo mais um amalgama de outros dinossauros). Reassistindo agora, eu esperava coisa pior, mas não é tão ruim assim. É um filme básico de dinossauro, com cenas de ataques maneiras, mas nada muito revolucionário.
Nem parece Jurassic Park na real, porque o que molda os filmes anteriores é a questão do uso da ciência pelos seres humanos ao reviverem esses animais. Aqui é uma trama família de sobrevivência na selva, que por acaso tem dinossauros.
Só tem uma questão que me incomodou um um pouco: Os Pterodáctilos apresentados aqui, eles agora estão soltos fora da ilha? Eles sempre puderam voar para fora da ilha? Por onde voavam nos filmes anteriores, principalmente no primeiro? E eu não tanko que aquele garoto sobreviveu fucking oito semanas naquela ilha infestada de dinossauros gigantes e carniçeiros.
Apesar de muitas cenas legais com os dinossauros, é um filme completamente desnecessário e sem propósito, que foi feito apenas para lucrar em cima da fama do primeiro filme. Nem subtítulo tem, esse filme.
JURASSIC WORLD - MUNDO DOS DINOSSAUROS (2015)
![]() |
⭐⭐⭐⭐ |
Sinopse: O Parque dos Dinossauros está aberto para visitação, e o público tem a chance de ver de perto as mais diversas espécies. Porém, um desses animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para todos.
Em 2015, decidiram escavar novamente a franquia e então surgiu o que pretende ser grandioso, Jurassic World. Será que conseguiram?
Esse foi o filme que me apresentou a franquia em 2015 e foi o que me viciou em dinossauros. Eu acho ele legalzinho, mas nunca será um Jurassic Park. Ele tenta ser grandioso e melhor que o original, mas a graça de Jurassic Park é justamente a simplicidade em seu roteiro, afinal, não precisa de dinossauros híbridos para trazer perigo, o livro mesmo mostra que esses animais pré-históricos são assustadores por si só.
Aqui somos apresentados a um parque maior, com uma ameaça maior que todos os dinossauros. É legal ver o parque em funcionamento, com altas tecnologias e tals, mas fizeram da ameaça, o Indominus-Rex, um ser tão intankável, que tiveram que transformar o Mossassauro em um Deus ex-machina para derrotar ele no final do filme.
Uma coisa interessante aqui é que tem uma justificativa para que os dinossauros não sejam cientificamente corretos. É um detalhe de uma fala que pode passar despercebido.
Mesmo com seus defeitos e uma trama que beirou bastante para dar errado, mas não deu. Jurassic World conseguiu ser um filme que revitalizou a franquia de uma forma bacana. Se equiparando a Halloween de 2018 ou Candyman de 2021.
Mas será que sua continuação mantéu a qualidade?
JURASSIC WORLD - REINO AMEAÇADO (2018)
![]() |
⭐⭐⭐ |
Sinopse: Três anos após o fechamento do Jurassic World, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. Não há mais qualquer presença humana no local e os dinossauros vivem livremente. Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) decidem resgatar os animais e retornam à ilha para a missão. Lá, a dupla encontra novas e aterrorizantes raças de dinossauros gigantes ao descobrir uma conspiração que ameaça todo o planeta.
Jurassic World, o reino ameaçado... Esse eu vi no cinema, e na época achei épico, mas reassistindo agora ele é tão confuso e mal feito. Foi uma experiência frustrante.
Ele tem uma premissa bem interessante. A ilha nublar está ameaçada por um vulcão, e os últimos dinossauros remanescentes na terra irão morrer. Então nossos herois tem a missão de ir até lá e realoca-los para uma outra ilha santuário, onde poderão viver longe da presença humana. A ideia de um vulcão parece meio deslocado, visto que nunca foi mencionado nos filmes, mas é uma ideia presente nos livros. O "nublar", do nome da ilha é justamente por causa da fumaça do vulcão que deixa o céu nublado.
E vou dizer, o começo é daora até. Toda a discussão ética sobre se os dinossauros devem morrer por causa do vulcão ou ficar vivos é interessante. A parte que o pessoal vai para ilha é bem feita, sendo a parte mais "Jurassic Park" do filme, as cenas são tensas, quando o vulcão explode então, a gente se compadece dos dinossauros e se emociona vendo todo o terror que os pobres bichões estão vivendo naquele momento. Cara a cena do Braquiossauro me quebrou demais, eu chorei no cinema na época e chorei revendo agora.
Entretanto é a partir daí que as coisas desandam por completo. O segundo ato do filme é uma completa bagunça, com um plot sobrepondo a outro tornando o filme insuportável de tão confuso e cheio de informações que ficou. Eles repetem o plot do dinossauro híbrido, no meio de um leilão de dinossauro, e ainda por cima tem a tal da "menina clone" que era pra ser o plot-twist do filme, mas é tão absurdo e desconexo da narrativa que me deu raiva.
Poderia ser um filme incrível demonstrando a ganância capitalista perante a esses raros animais, mas se tornou um amontoado de coisas confusas que tentam ser épico.
Entretanto, esse filme tem pontos bons tbm. Além de sua primeira parte, eu admiro que ao menos, tentaram sair da mesmisse, ainda que caia em um plot ruim, e as cenas tbm são bem feitas, e conseguem ter uma boa tensão e assustar.
O fim desse filme é com os dinossauros sendo solto em um mundo moderno, o próximo e último filme da franquia vai conseguir se superar e concluir essa história com chave de ouro?
JURASSIC WORLD - DOMÍNIO (2022)
![]() |
½ |
A resposta é não.
Não se engane por essa cena imitando a logo da franquia e nem pelos dinossauros soltos no mundo moderno, ele é tão ruim que me causou uceras enquanto eu assistia. O filme anterior é uma obra prima em comparação com essa bomba.
Eu poderia deixar apenas esse comentário e terminar de uma vez o post, mas vou elaborar. Acontece que eles tinham a faca e o queijo nas mãos. Eles jogaram o queijo pra longe e enfiaram a faca no... olho. Foi minha vontade enquanto eu assistia.
Pois bem, os temíveis dinossauros estão soltos em um mundo moderno, você logo imagina que esse é o grande conflito do filme, né? Pois é, eu também pensei isso, mas o maior problema desse mundo são gafanhotos.
Sinceramente eu não entendi nada desse filme. É tão confuso, tão embolado, cheio de coisa que eu me perdi. Do nada tem a Lady Gaga da shoppe com seus dinossauros híbridos caçando o pessoal, ai tem o Grant e a Elli invadindo o laboratório sem nenhuma supervisão, a bebê Velociraptor raptada, a menina clone se descobrindo... É tanta coisa, e tudo mal elaborado que mal dá espaço para os dinossauros em sí, eles ficam em segundo plano.
Esse filme parece um velozes e furiosos que por acaso tem dinossauros, eu estava esperando o Chris Pratt soltar um "somos uma familia". Eu não gosto de velozes e furiosos! Os personagens parecem que ganharam super poderes de tanto fazer coisas sobre-humanas. Cheio de cenas de ação sem sentido só para parecer épico. Além de tentarem fazer do Chris Pratt, um Indiana Jones, um Tom Cruise da vida, mas não! Apenas não! Todo isso torna o filme completamente patético e vazio de emoção.
Uma tremenda palhaçada, nem os personagens legados aparecendo salvam esse filme, eles estão totalmente descaracterizados e mal tem interação com o pessoal novo. São completamente sub-utilizados.
É como se fosse um compilado de cenas épicas pq sim, não tem motivo para acontecer, o pessoal só achou legal para colocar no filme. 31 mil espécies de dinossauros diferentes aparecendo do nada, para atacar os protagonistas a todo tempo que chega a ser insuportável. E tudo é tão conveniente para os protagonistas, que os dinossauros são uma ameaça apenas para os vilões e para os figurantes.
A única cena minimamente boa desse filme é quando a Claire fica sozinha no mato e se esconde do Therizinossauro, essa cena é tensa e ""bem feita"". A batalha entre o T-Rex contra o Giganossauro, feat. Therizinossauro tbm é legal, mas pq monstros gigantes lutando é legal.
Mas de resto, esse filme é insuportável e vazio, em todo momento eu rezava para esse filme terminar logo de tão torturante que era assisti-lo, eu nem sou crente pra rezar! No final eu só pensava "finalmente essa atrocidade acabou!".
Provavelmente não é o fim, pq Jurassic Park dá dinheiro, isso é fato, algum momento vai surgir um novo filme. O capitalismo tem dessas, mas pelo menos fizesse algo bem roteirizado e planejado ao invés de palhaçadas como essa.
Quando a revolta é grande, a resenha do filme também é.
CONCLUSÃO:
Jurassic Park clássico é revolucionário e esplendido, pena que com o tempo foi decaindo até chegar na barbaridade que é "Jurassic World - Domínio". Bom, excluindo esse ultimo filme, eu até recomendo os outros como uma forma de expandir o universo. Mas se quiser uma experiência diferente dos filmes, leia os livros, que trazem uma visão completamente diferente e muito interessante sobre essa realidade incrível onde os dinossauros foram revividos pela humanidade.
Autor: Gc Marx.
Comentários
Postar um comentário